Sombra

A sombra é a imagem de nós próprios que desliza em nossa esteira quando caminhamos em direção à luz. (Stein. O Mapa da Alma 2006 – pg. 97)
A sombra parece com aquela sujeira que queremos esconder e empurramos para debaixo do tapete ou a bagunça que enfiamos dentro do armário. O conteúdo da nossa sombra não é necessariamente mal ou ruim, apenas aspectos desconhecidos da nossa personalidade, aquilo que é contrário aos costumes e convenções morais da sociedade e que passou por um processo seletivo, o que não queremos mostrar porque são considerados como nossos pontos fracos: uma pessoa forte julga que certa fragilidade não combina com seu temperamento, o pacífico rejeita a agressividade e assim por diante. Mas a sombra é da natureza humana e parte fundamental integrante dessa natureza e não deve (nem pode) ser eliminada, tudo é feito de dualidade, contradições e precisamos respeitar os limites entre bem e mal que existe em cada um. É fundamental integrar e tornar consciente a sombra, pois caso continuemos a jogar tralhas no armário, uma hora, esse armário pode abrir com a força desses objetos e se espalhar pelo cômodo bem na hora em que recebemos uma visita, ou seja, se negamos e não tornamos esses conteúdos conscientes e integrados, ele age com força e toma conta de nós, apoderando-se de forma violenta. Nossa sombra contém forças vitais e positivas, é preciso assimilá-las na nossa experiência e não reprimi-la. Ela só se torna hostil quando ignorada ou incompreendida.

“Não há energia sem declive. Declive significa opostos! Quem não abriga declives dentro de si não está vivo” (Jung, Sobre Sentimentos e a Sombra, 2014 – pg 67)

Texto publicado em: Ciclos e Descobertas: Arteterapia, Psicologia e Terapia Ocupacional”

A arte e o recurso expressivo é uma ferramenta fundamental para olhar e lidar com a sombra, pois ela facilita o contato com nosso inconsciente e conteúdos com os quais não queremos lidar, transformando-os em símbolos.

OgAAAIzZfgbES3ncG6anL6_qgIeY29RUTj-ZzavCaokSntF9Q6DMRk5DURsyD5i2gfowslUtTfsQpJj-_K_JU2DJzREAm1T1UKKUJB6xC2orCLe_njuyMI_I-dBa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s